Secretaria Municipal de Obras e Viação realizou mais de 7 mil atendimentos durante o ano de 2022

• Relatório foi apresentado ao prefeito, Sidney Brondani, e ao vice-prefeito, Piti Werle, pelo titular da pasta e chefes de setores

Assunto: Secretaria de Obras e Viação  |   Publicado em: 26/01/2023 às 08:26   |   Imprimir

Buscando atender a grande demanda de serviços da pasta, mesmo enfrentando dificuldades quanto a manutenção do maquinário pesado, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (SEMOV) encerrou o ano de 2022 com mais de 7 mil serviços realizados. O relatório das atividades foi apresentado ao prefeito, Sidney Brondani, e ao vice-prefeito, Piti Werle, pelo secretário de Obras e Viação, Mário Trindade; pelo chefe do Setor de Iluminação Pública, Cléber Ivar; pelo chefe do Setor de Serviços Urbanos, Waldomiro Klein; e pelo chefe do Setor de Obras e Construção Civil, Eliseu Argolo de Morais.

DRENAGEM URBANA E ESTRADAS – Durante 2022, a SEMOV solucionou problemas históricos da drenagem urbana, os quais resultavam em alagamentos. Ao todo, foram instalados 358 tubos de 40 cm; 87 tubos de 60 cm; 197 tubos de 80 cm; e 120 tubos de 1 metro; totalizando 762 tubos instalados no último ano. Entre os problemas solucionados, destaque para o entroncamento das ruas Gen. Lima e Gen. Portinho, trecho onde o acúmulo de água comprometia as estruturas de casas e de um prédio. A obra era esperada pelos moradores há mais de 20 anos.

Entre os diversos serviços realizados, o Setor de Estradas do Interior prestou apoio na construção de três pontes de concreto armado (nas localidades do Coqueiro; Pontão de Santa Maria e Rincão dos Terras); e atuou na recuperação de duas pontes de madeira (ponte do Engenho Velho e ponte do Passo da Tigra). A equipe também executou a manutenção e recuperação das estradas do Rincão de São Pedro, São Lourenço e a recuperação das estradas de todos os assentamentos.

SERVIÇOS – Durante o último ano, o Setor de Iluminação Pública executou em torno de 4.300 serviços (trocas de luminárias, reatores, suportes, relés, entre outros). O Setor de Serviços Urbanos realizou mais de 1.000 atividades (roçadas e limpeza de vias públicas e prédios municipais, recolhimento de animais mortos, recuperação de vias urbanas, entre outros). O Setor de Serviços de Obras e Viação Civil executou mais de 200 serviços, como a construção e recuperação de bocas de lobo, pequenos reparos nas escolas municipais, prédios e instalações do município; pinturas em prédios do município; recuperação (solda) das academias ao ar livre na área urbana e no interior; entre outros.

Ao todo, o Setor de Manutenção de Redes de Água e Esgoto executou a instalação de mais de 5 mil metros de novas redes d’água nas localidades de Pontão Santa Maria (onde os moradores esperavam pela água há mais de 18 anos), Limoeiro, Rincão de São Pedro, Três Bocas e Cerro do Galo. As equipes da pasta também construíram 13 túmulos para famílias em situação de vulnerabilidade social e indigentes no Cemitério Municipal; e atuaram na limpeza diária e manutenção da Praça da Matriz e do cemitério. Também compete à SEMOV (com suporte do Setor de Licitações e do fiscal do contrato, o engenheiro da Secretaria de Planejamento, Luiz Carlos K. de Oliveira) a contratação emergencial da empresa responsável pelo recolhimento do lixo urbano e rural em São Luiz Gonzaga.

Confira o relatório na íntegra no link https://shre.ink/c01s

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMOV

Fotos: Divulgação / SEMOV e Assessoria de Imprensa