Prefeitura segue em busca da cedência do prédio do INSS para possível instalação de campus do IFFar

As tratativas para a possível implantação de campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), em São Luiz Gonzaga, continuam.

Para viabilizar o processo, a equipe de engenharia da Prefeitura de São Luiz Gonzaga desenvolveu um projeto técnico de adequação do prédio do INSS para implantação temporária do campus. O projeto de adequação, custeado pela prefeitura, foi encaminhado para a análise do Ministério da Previdência Social. Na semana passada, mais informações foram enviadas ao ministério para elucidar questões referentes a cedência do imóvel. Conforme a pasta, a cedência do prédio do INSS só pode ser realizada para outro órgão/instituição federal, e não para o município, sendo necessária a manifestação de interesse do IFFar para o andamento da solicitação. 

A Prefeitura Municipal contatou a instituição de ensino para obter um documento que expressasse esse interesse. Conforme a declaração encaminhada ao município, a reitora do IFFar, Nidia Heringer, informou que “o IFFar conhece as instalações, o projeto de modelação do prédio e que, em sendo o município de São Luiz Gonzaga contemplado no planejamento do MEC/SETEC para instalação de campus do IFFar, o local atende as necessidades para instalação de sede, com compartilhamento de espaços”.

O documento com a declaração do IFFar foi encaminhado ao Setor de Cadastro, Incorporação, Designação e Regularização Imobiliária, do Ministério da Previdência Social. Caso o município seja contemplado com a implantação de campus do IFFar, as obras de adequação do prédio do INSS para comportar o instituto e a instituição de ensino serão custeadas pela Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

O prédio do INSS possui área de aproximadamente 2.000 m². Conforme o projeto de adequação, 500 m² seriam utilizados pela agência do INSS e 1.500 m² pelo campus do IFFar. Parte do andar térreo seria utilizado pelo INSS para os atendimentos e a outra parte para uma área social do IFFar (sala de reunião, secretaria, cantina). Já o pavimento superior, seria totalmente utilizado pelo instituto, com a instalação das salas de aulas e acessibilidade.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Imagens: Divulgação / SEMPLA