Espaço Acolher e Salas Multifuncionais: um olhar diferenciado para a Educação Especial 

No dia 13 de abril de 2023, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), inaugurou o Espaço Acolher. O local – localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1230, sala 2 – conta com a atuação de uma equipe multiprofissional, destinada ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Junto com as quatro Salas Multifuncionais instaladas em escolas do município, as equipes buscam identificar problemas de aprendizagem, realizando intervenções e os encaminhamentos necessários.

Atualmente, 107 alunos são atendidos nas Salas Multifuncionais instaladas em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino. Já no Espaço Acolher, são atendidos 130 estudantes. Ao todo, 237 alunos são acompanhados na educação especial.

 

DESENVOLVIMENTO – Sandra Regina Canisky de Miranda é mãe de um estudante de 8 anos que possui o transtorno do espectro autista. O aluno iniciou o acompanhamento na pré-escola da EMEF Érico Veríssimo. Atualmente, ele é atendido no Espaço Acolher. “Hoje, meu filho está no 3º ano. Algumas pessoas dizem que ele não desenvolveu, mas desenvolveu sim! Antes, ele ficava só quietinho, nos cantos, não era de conversar. Hoje em dia, ele está junto com os colegas, se comunicando com os professores. Eu agradeço as professoras que ajudaram e ajudam até hoje. Meu filho ama vir no Espaço Acolher. São pessoas com quem ele convive e eu digo que são um pedacinho dele, porque ele tem elas no coração”, ressaltou Sandra.

Ela destacou que o desenvolvimento do filho não ocorreu apenas na questão de aprendizagem. “Ele era muito quieto, até em casa. Depois dos atendimentos, ele conversa, está sempre realizando alguma atividade e interagindo com a gente. Ele desenvolveu muito depois desse acolhimento da secretaria”, afirmou. 

 

EQUIPE – Os estudantes que possuem necessidades educacionais especiais devem frequentar – preferencialmente – o ensino regular e no turno inverso, serem acompanhados na Sala Multifuncional (Atendimento Educacional Especializado – AEE). As salas têm como função, a complementação curricular, reconhecer, elaborar, produzir, organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes.

A Rede Municipal de Ensino, conta com o AEE na EMEF Coronel Mamede de Souza (atendidos pela professora Sandra Ilha), EMEF Francisca Lencina (professora Eliane Fernandes,) EMEF Centenário (professoras Lucia Gattiboni e Samara Prendel) e EMEF Ernestina Amaral Langsch (professora Carmelina Rosa Gonçalvez). Já a equipe multiprofissional do Espaço Acolher conta com a atuação da assistente social Bianca Fabrício; da psicóloga Micheli Haas; e das psicopedagogas Daura Sarmento e Carla Fiess, as quais atendem em salas individualizadas para suprir as necessidades e prioridades pedagógicas.  

 

ATENDIMENTO – Para atendimento no Espaço Acolher, a escola encaminha à coordenadora da Educação Especial da SEMEDE, Cristiane de Oliveira, um ofício e ficha com informações do estudante. A coordenadora envia a documentação recebida às profissionais do Espaço Acolher, as quais irão chamar o aluno – conforme ordem de encaminhamento – para realizar avalições e direcionar para atendimento nas salas AEE. Em alguns casos, os alunos serão atendidos pelas profissionais do Espaço Acolher. Cada aluno é único e singular, por isso, o atendimento ofertado é de acordo com as necessidades individuais. Para integrar as atividades, o estudante precisa estar matriculado na Rede Municipal de Ensino.  

Mais informações podem ser obtidas com a SEMEDE, localizada na Rua São João, nº 1620 (junto ao prédio da Biblioteca Municipal). Informações também pelos números (55) 3352-4517 e (55) 3352-2692. O horário de atendimento da secretaria é de segunda a sexta-feira, das 7h30min. até às 11h30min e das 13h30min até às 17 horas.   

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE