Comitiva são-luizense visitou o campus do Instituto Federal Farroupilha em São Borja

  • Além de conhecer as instalações, grupo de trabalho foi informado sobre o processo de escolha e implantação dos cursos

    Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 25/08/2023 às 14:35   |   Imprimir

A comunidade são-luizense segue mobilizada na busca pela implantação de campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em São Luiz Gonzaga. Na quinta-feira (24), o grupo de trabalho (GT) Pedagógico pró-IFFar São Luiz Gonzaga esteve em São Borja, visitando o campus da instituição. 

A comitiva são-luizense era integrada pela secretária municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), Mariza Klein Ditz; pela assessora pedagógica da SEMEDE, Cristiane de Oliveira; e pelas integrantes do GT Pedagógico, Eni Malgarin e Cláudia Hernandes. No local, elas foram recepcionadas pelo diretor-geral do campus IFFar São Borja, Artênio Rabuske; pela diretora de ensino, Maíra Frigo; e pelos servidores públicos Kellem Soares, Martina Garcia e Bianca Ambrosini.

Durante a visita para conhecer as instalações do campus, o grupo de trabalho foi informado sobre o processo de escolha e implementação dos cursos atualmente ofertados em São Borja. Para a definição dos cursos, foi realizada uma pesquisa com a população a fim de entender os eixos (áreas), as demandas do município e verificar a viabilidade de implantação. Após essas definições, em um primeiro momento, foram ofertados cursos técnicos e após, cursos de graduação. Também foi destacado que o município precisa pensar em cursos inovadores, que possam ser expandidos e que consigam atender exigências mínimas (como laboratórios, espaço físico, número de professores).

O GT Pedagógico irá aguardar o retorno do Ministério da Educação (MEC) e a definição se o município será, ou não, contemplado com a implantação do campus do IFFar em São Luiz Gonzaga. “O município efetuou todos os encaminhamentos necessários, tanto na questão estrutural como pedagógica, além da grande mobilização que o movimento pró-IFFar São Luiz Gonzaga alcançou em toda a região. Agora, aguardamos o posicionamento do MEC, o qual esperamos ser positivo, para seguir com as ações necessárias para a implantação dos cursos”, afirmou a secretária Mariza Klein Ditz. Caso o município seja contemplado, será promovida uma pesquisa (presencial e on-line) para que a comunidade informe quais cursos são de interesse da população.     

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do GT Pedagógico