Mais de 200 pessoas participaram da caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Uma grande mobilização chamou a atenção da comunidade são-luizense na manhã de quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com a participação de estudantes de educandários municipais, estaduais e particulares, professores, autoridades e integrantes da Rede de Apoio à Escola (RAE), ocorreu uma caminhada de conscientização alusiva à data.

A mobilização foi coordenada pela RAE. O ponto de partida foi em frente ao Palanque Oficial, na Praça da Matriz. Portando cartazes, faixas e ornamentos com a flor amarela, símbolo da campanha, mais de 200 pessoas participaram da caminhada (de acordo com informações da Brigada Militar). Os participantes percorreram trechos da Rua Venâncio Aires, Treze de Maio e da Avenida Senador Pinheiro Machado, retornando à Praça da Matriz, onde foi realizado o plantio de mudas de flores brancas e amarelas.

A presidente da RAE, a psicopedagoga Daura Marques Sarmento, comentou a grande participação da comunidade na mobilização. “Foi uma das maiores caminhadas realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ficamos muito felizes com a grande adesão das escolas. A RAE já vinha realizando um projeto com os educandários, o que acredito ter contribuído para essa grande participação. Nessa semana, temos profissionais realizando palestras nas escolas e todos os educandários integrantes da RAE estão desenvolvendo ações de conscientização, para que as crianças e os adolescentes saibam como realizar as denúncias e como se proteger. O dia 18 de maio é uma data nacional de mobilização, mas o tema deve ser trabalhado todos os dias para que a conscientização realmente aconteça”, afirmou.

18 DE MAIO – Conforme informações da Rede SUAS (Sistema Nacional de Informação do Sistema Único de Assistência Social), o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no ano 2000, pelo projeto de lei 9.970. A escolha da data se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada e morta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Os agressores nunca foram punidos pelo crime.

DENÚNCIAS – Denúncias de casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes podem ser realizadas no Conselho Tutelar, por meio dos números (55) 3352-4172 e (55) 99634-3347 (plantão). O órgão está localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1686, no Bairro Centro. As denúncias também podem ser efetuadas pelo disque 100 e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, pelo número (55) 3352-8111.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da RAE