Inaugurado o “Espaço Acolher” para auxiliar alunos com necessidades educacionais especiais

• Local oferta o acompanhamento de psicopedagogas, psicóloga e assistente social aos estudantes da Rede Municipal de Ensino

Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 14/04/2023 às 14:51   |   Imprimir

Um grande projeto da Rede Municipal de Ensino foi oficialmente concretizado na última quinta-feira (13). Com a participação de autoridades, profissionais de educação, pais e alunos, ocorreu a inauguração do Espaço Acolher – Sala Multiprofissional, a qual é destinada ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Entre as autoridades presentes, o vice-prefeito, Piti Werle; a representante do Legislativo Municipal, vereadora Nara Mendes; a secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Mariza Klein Ditz; a assessora de Educação Especial da 32ª CRE, Elisângela dos Anjos; e a conselheira tutelar, Edenir Santos.

A titular da SEMEDE, Mariza Klein Ditz, ressaltou a satisfação de contar com a atuação de psicóloga e assistente social, cargos novos na Rede Municipal de Ensino. Desde 2016, duas psicopedagogas atendem aos alunos. Somado ao trabalho das novas profissionais, será possível ofertar um atendimento multiprofissional. Atualmente, cerca de 200 estudantes são atendidos pela educação especial do município. “Pretendemos trabalhar com três diferentes aspectos. A questão da dificuldade de aprendizagem, trabalhada pelas psicopedagogas. A questão emocional, com a psicóloga. E a questão social, que será acompanhada pela assistente social. Acreditamos que analisando esses aspectos, nós estaremos realmente proporcionando uma educação inclusiva na nossa Rede Municipal de Ensino. Os profissionais de educação da rede e as famílias também poderão contar com esse apoio”, destacou a titular.

Conforme Mariza, a secretaria busca viabilizar a atuação de um fonoaudiólogo, ampliando o atendimento da Sala Multiprofissional. “A inauguração do Espaço Acolher é o primeiro passo. Nós queremos muito mais e vamos ofertar o que estiver ao nosso alcance para os nossos alunos da Rede Municipal de Ensino!”, afirmou Mariza. A SEMEDE agradece as empresas colaboradoras que auxiliaram na aquisição de brinquedos para o espaço. São elas: Auditec Assessoria Contábil; Amaral Bazar e Papelaria; Birck Comércio de Materiais de Construção; Carmo Materiais de Construção, Elétricos e Ferragens; CWA Energia; Estamparia Pampa; Ferrasul; Kipão Padaria; Oficina das Tintas; Rainha das Utilidades; e Tio Mário Embalagens.

SALA MULTIPROFISSIONAL – O Espaço Acolher – Sala Multiprofissional da Rede Municipal de Ensino conta com a atuação da assistente social Bianca Fabrício; da psicóloga Micheli Haas; das psicopedagogas Daura Sarmento e Carla Fiess; e da coordenadora de Educação Especial da SEMEDE, professora Cristiane de Oliveira. A equipe trabalha em conjunto para identificar problemas de aprendizagens, realizando intervenções e encaminhamentos necessários para as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O espaço está localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1230, sala 02.

Além do Espaço Acolher, quatro escolas municipais possuem salas de recursos multifuncionais. Os espaços contam com a atuação das professoras Sandra Welter Ilha (EMEF Coronel Mamede de Souza); Eliane da Silva Fernandes (EMEF Francisca Lencina); Carmelina Rosa Gonçalvez (EMEF Ernestina Amaral Langsch); e Lucia Irani Gattiboni (EMEF Centenário). O público-alvo da educação especial são crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Servindo como apoio à sala de aula comum, o atendimento oferece meios e modos que efetivem o real aprendizado dos estudantes.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE