SEMEDE elabora documento com orientações de segurança para as escolas municipais

  • Equipes diretivas também participaram de reunião com a secretária de Educação, Mariza Klein Ditz; e o comandante do 14º BPM, Major Eduardo Brum

    Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 13/04/2023 às 11:49   |   Imprimir

Com os fatos registrados em educandários no Brasil, a segurança das escolas municipais foi pauta de reuniões entre a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e o 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Com o apoio do órgão de segurança, a SEMEDE elaborou e enviou aos educandários da Rede Municipal de Ensino um documento com uma série de orientações sobre segurança nas escolas.

O documento foi encaminhado na terça-feira (11). Na data, as equipes diretivas participaram de uma reunião on-line com a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz; e o comandante do 14º BPM, Major Eduardo Brum. O representante do órgão de segurança apresentou dados e sanou dúvidas das participantes, com o objetivo de tranquilizar os pais e responsáveis. Brum também informou que o 14º BPM tem realizado operações diárias de visita e aproximação em todas as escolas de São Luiz, com a atuação das guarnições do efetivo administrativo, para não retirar agentes do policiamento ordinário.     

A secretária Mariza Klein Ditz destacou o apoio da Brigada Militar (BM). “Em nosso município, a preocupação com a segurança dos alunos e profissionais não é algo recente. Também contamos sempre com o apoio da Brigada Militar, a qual ouve os nossos anseios e nos auxilia na busca por soluções. Aproveito para agradecer a disponibilidade do Major Eduardo Brum na elaboração do documento com orientações, trazendo informações e sanando dúvidas”.   

 

MONITORAMENTO – Além de melhorias na infraestrutura – com a instalação de grades e reformas de muros – em 2021, a convite da SEMEDE, a Brigada Militar visitou as 22 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, foram repassadas sugestões e iniciada a implantação de um sistema de segurança (com videomonitoramento) nos educandários municipais. 

Até o momento, seis escolas contam com o sistema: EMEF José Bonifácio, EMEF Centenário, EMEF Érico Veríssimo, EMEF Coração de Jesus, EMEI Cecília Petry Batista e EMEF Ernestina Amaral Langsch. Conforme orientação da BM, foi priorizada a instalação em escolas mais afastadas e em bairros com índices de violência mais elevados. As imagens são monitoradas pela equipe diretiva e também reproduzidas junto ao sistema de videomonitoramento da Brigada Militar. “Pedimos aos pais e responsáveis mais tranquilidade e também apoio para cuidar das nossas crianças. Estamos fazendo o que está ao nosso alcance para zelar pela segurança dos alunos e das equipes escolares”, afirmou a secretária Mariza Klein Ditz.     

Em 2015 – por meio de parceria entre a Administração Municipal e órgãos de segurança – foi iniciada a instalação de câmeras de monitoramento em São Luiz Gonzaga, com a central de videomonitoramento junto à sede do 14º BPM. Até o momento, mais de 100 câmeras foram fixadas em diversos pontos do município, muitos desses locais, são próximos a educandários municipais e estaduais, proporcionando mais segurança nesses espaços e na cidade.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE e 14º BPM

Fotos: Divulgação / SEMEDE e 14º BPM