Rede de Apoio à Escola promove campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em março, a Rede de Apoio à Escola (RAE) retomou as atividades em 2023. Com a participação de educandários municipais e estaduais, a RAE desenvolve uma campanha com o objetivo de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Dentro da proposta, foi promovido um concurso de desenhos sobre tema, com as escolas encaminhando as ilustrações produzidas pelos estudantes.

Ao todo, 20 escolas participaram do concurso. Na segunda-feira (10), durante reunião da RAE, no Salão de Atos da 32ª CRE, após avaliação da assistente social, Bianca Fabrício, e da conselheira tutelar, Edelmira Borck Monroe, foram selecionados os desenhos vencedores do concurso. A primeira ilustração escolhida foi da EMEF Padre Augusto Preussler; e o segundo, do Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe.

A presidente da RAE, a psicopedagoga Daura Marques Sarmento, destacou a próxima etapa da campanha. “Com os desenhos escolhidos, serão confeccionados banners, os quais serão fixados em todas as 20 escolas participantes do projeto a fim de chamar a atenção para a prevenção e o combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, trazendo também informações de como denunciar esses casos. Os desenhos também serão utilizados na confecção de camisetas para a caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no dia 18 de maio”.

A Rede de Apoio à Escola (RAE) conta com a parceria de várias instituições em apoio aos educandários, abrangendo todo tipo de violência e também a evasão escolar, atuando diretamente com professores, diretores, coordenadores e alunos, tanto nas escolas quanto fora das instituições. Além de auxiliar os alunos, a rede busca ajudar as famílias por meio de programas sociais adequados – entre outras orientações específicas a cada caso – para incentivar a permanência do estudante no educandário.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da RAE

Fotos: Divulgação / RAE