Posto do IGP de São Luiz Gonzaga esclarece dúvidas sobre a emissão da nova carteira de identidade

Com o lançamento do novo modelo da carteira de identidade pelo Governo Federal, algumas dúvidas surgiram quanto ao início da emissão do documento e a validade do modelo atual.  

A responsável pelo Posto do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP) em São Luiz Gonzaga, Márcia Klein Nunes, informa que a carteira atualmente emitida pelo órgão continuará a mesma até o segundo semestre de 2022. “Conforme o Decreto Federal 10.977/22, o prazo para que o IGP faça as adaptações necessárias para implantar o novo modelo é até março de 2023. Um cronograma para implantação no Rio Grande do Sul está sendo desenvolvido e será divulgado oportunamente. Além do design, a principal diferença para o novo modelo é que o número do CPF será o mesmo da carteira de identidade”. 

A titular ressalta que, ainda conforme o decreto, a carteira atual segue válida pelos próximos dez anos. “Não é necessário trocá-la agora. O cidadão não precisa se apressar”, afirma Márcia.  

 

CARTEIRA DE IDENTIDADE  

A emissão da 1ª via da carteira de identidade – no modelo atual – é gratuita. A 2ª via do documento tem o custo R$ 81,84. Desde 2019, o documento encaminhado pelo IGP possibilita a inclusão do número do CPF, CNH, título eleitoral, fator Rh, nome social e cartão nacional de saúde. Para solicitar a inclusão desses dados, o cidadão precisa apresentar os documentos correspondentes. Já para a inclusão dos símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), é necessário apresentar laudo médico no momento do atendimento. 

Os documentos apresentados devem ser originais.  A certidão – único documento obrigatório – deve ser conforme o estado civil do cidadão, não pode estar rasgada, manchada, rasurada ou plastificada.   

Dúvidas podem ser sanadas com o Posto do IGP de São Luiz Gonzaga (na Rua Bento Soeiro de Souza, nº 2443) ou pelo telefone (55) 3352-2181, de segunda a sexta-feira, das 8 horas até às 13 horas, sem fechar ao meio-dia. O atendimento é realizado mediante agendamento pelo site www.igp.rs.gov.br  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do posto local do IGP  

Foto: MJ/Divulgação