Gestantes beneficiárias do Bolsa Família devem atualizar o cadastro no CRAS

A Secretaria de Ação Social e Comunitária, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), solicita as gestantes beneficiárias do programa Bolsa Família que se dirijam até o setor para a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A atualização é necessária para que o CRAS realize a entrega dos repelentes contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus Zika, doença relacionado aos casos de microcefalia. A iniciativa é uma promoção do Governo Federal.

A coordenadora do CRAS, Luciane Espíndola Nunes, destaca que o setor enfrenta dificuldades para a entrega dos repelentes devido a não atualização dos dados no CadÚnico. “Muitas vezes, não temos essas informações no sistema, em função das atualizações dos dados serem realizados somente dentro do prazo do Bolsa Família, a cada dois anos. Isso restringe o nosso trabalho. Precisamos de um endereço atual ou de um contato atual, para poder ir até as gestantes. Por isso, pedimos que cada mudança de endereço, de escola dos filhos, da situação da família em si, seja informada. Isso facilita chegar até os beneficiários para levar informações e orientações, como é o caso dos repelentes”. Segundo a coordenadora, das 60 gestantes cadastradas no sistema, apenas 10 foram localizadas pelo CRAS.

Para a atualização e também a realização do cadastro das gestantes beneficiárias do Bolsa Família é preciso apresentar os seguintes documentos de todos os integrantes do grupo familiar: CPF, RG, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (para os maiores de 16 anos) e Certidão de Nascimento ou Casamento. Também é preciso apresentar um comprovante de residência atualizado. Mais informações com na sede do CRAS, na Avenida Senador Pinheiro Machado, número 3800, ou ainda pelo telefone (55) 3352- 4428.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Ilustração