SEMAG, Corsan e APARP promovem mutirão de recolhimento de lixo nas proximidades do Arroio Ximbocuzinho

Em uma ação conjunta, na última terça-feira (4), foi promovido um mutirão de limpeza nas proximidades do Arroio Ximbocuzinho, uma das principais fontes de abastecimento de água do município. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG) – por meio do Setor de Proteção Ambiental (SEMPA) –, Corsan e Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini (APARP).  

Segundo estimativas da SEMAG, aproximadamente, duas toneladas de lixo foram recolhidas no local. Entre os resíduos retirados, além de lixo doméstico, as equipes encontraram inúmeros pneus (de bicicletas, carros, carretas), sofás, restos de materiais de construção, entre outros. A SEMAG também realizou o fechamento dos acessos ao local (mantendo apenas o acesso até o poço de captação de água bruta da Corsan) e a fixação de placas informando sobre a proibição do descartar de lixo no local.

O descarte de resíduos em áreas de preservação permanente é considerado crime ambiental (Lei nº 12.651/2012 – Código Florestal) e a SEMAG reforça o pedido para que a população não descarte o lixo nesses locais de preservação. Denúncias sobre áreas em que ocorra o descarte irregular podem ser feitas ao SEMPA, localizado na sede administrativa da Prefeitura Municipal (na Rua Venâncio Aires, nº 2438) ou por meio do número (55) 3352-9340, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min e das 13h30min às 15h30min.  

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMAG

Fotos: Divulgação / SEMAG e Corsan