Trabalho desenvolvido no HSLG foi apresentado aos integrantes da Sociedade Hospitalar São Luiz

• Reunião, coordenada pelo prefeito Sidney Brondani, ocorreu na Câmara de Vereadores

Assunto: HSLG  |   Publicado em: 07/10/2022 às 14:10   |   Imprimir

A convite do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, integrantes da Sociedade Hospitalar São Luiz participaram de uma reunião na noite de quinta-feira (6). O encontro teve como objetivo tratar sobre a situação do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG). Ocorrida na Câmara de Vereadores, a reunião também contou com a participação do vice-prefeito, Piti Werle; de integrantes da equipe do HSLG, câmara e prefeitura e da imprensa local.

O convite para a reunião foi realizado aos 120 sócios remanescentes da Sociedade Hospitalar São Luiz. O chefe do Executivo Municipal, Sidney Brondani, destacou a importância da reunião para apresentar aos sócios – os quais são os proprietários da casa de saúde – o trabalho desenvolvido no hospital. “Em 2001, a intervenção do município foi a melhor decisão para manter o funcionamento do hospital e o atendimento à população. Porém, não foi mantido o contato periódico com a antiga diretoria e os integrantes da sociedade. Essa reunião tem o objetivo de informar a gestão realizada nesses anos para manter o nosso hospital funcionando e estudar viabilidades para cessar a requisição dos serviços e bens do hospital pelo município”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, o chefe do Executivo ainda esclareceu que a decisão da sociedade de assumir ou não o HSLG não cabe ao município, mas aos próprios sócios. Brondani também afirmou que a intervenção da prefeitura seguirá pelo tempo que for necessária e legalmente viável.

A interventora do HSLG, Iria Diedrich, apresentou informações sobre a sua gestão à frente da casa de saúde, trazendo dados de agosto de 2007 até setembro de 2022. Na ocasião, foi citado que a dívida que a casa de saúde possuía na data da intervenção – em torno de R$ 30 milhões – atualmente é de R$ 7,9 milhões. As parcelas da dívida do hospital são quitadas junto com as despesas mensais, o que exige um árduo trabalho de gestão para manter as contas em dia e o atendimento à população regional. Durante a reunião, também foi destacado o auxílio recebido pelo hospital de entidades apoiadoras (como as “Amigas do Bem”), da comunidade, do Executivo Municipal, dos vereadores, deputados, senadores, entre outros.

Após deliberações, foi definido pelos presentes que a Administração Municipal irá nomear uma comissão para elaborar um plano de acompanhamento – para melhorar a receita do hospital – e apresentar um projeto de viabilidade para finalizar a intervenção. No documento, deverão ser analisadas as alternativas propostas para cessar a requisição de bens e serviços do hospital pelo município. São elas: o retorno da administração da casa de saúde pela Sociedade Hospitalar São Luiz; ou a criação de uma fundação; ou a entrega da administração do hospital ao Consórcio Intermunicipal de Saúde; ou um convênio com outra instituição de saúde. Ainda poderão surgir outras alternativas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga