Sistema de esgotamento sanitário e estiagem pautaram reunião entre a Administração Municipal e Corsan

  • Reunião ocorreu na semana passada, no Gabinete do Prefeito

    Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 24/01/2023 às 08:29   |   Imprimir

Na semana passada, as obras de instalação do sistema de esgotamento sanitário em São Luiz Gonzaga e a situação do abastecimento de água pautara reunião entre o Executivo Municipal e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O encontro contou com a presença do prefeito, Sidney Brondani; do secretário de Obras e Viação, Mário Trindade; do superintendente regional da Corsan, João Batista Corin; do gestor do Departamento de Operação e Manutenção, João Mattos; do gerente do escritório local da companhia, Jonas Ostroski; do gestor do Departamento Administrativo Regional da Corsan, Eduardo Munhoz e do engenheiro civil Paulo Garbinato.

 

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO – Na ocasião, os representantes da Corsan informaram sobre o andamento das obras de instalação do sistema de esgotamento sanitário em São Luiz Gonzaga.

A 1ª fase irá abranger parte da área central e do Bairro Duque de Caxias, em direção ao Bairro Marcos, onde será instalada a Estação de Tratamento. No último dia 29, a Corsan obteve uma liminar dando acesso a área em que será construída a estação, possibilitando a continuidade dos trabalhos. Até o momento, 24,3% da obra foi concluída. A previsão é que os serviços da 1ª etapa sejam finalizados no 1º semestre de 2024.  Ao todo, o valor do contrato entre o município e a Corsan para a instalação da rede de esgoto é de R$ 13.734.451,27.   

Além das obras do sistema de esgotamento, a Corsan também informou sobre melhorias na estação de tratamento de água em São Luiz Gonzaga. Com um investimento de R$ 500 mil, está em execução a instalação de um novo filtro de água na estação.  

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – A estiagem e o abastecimento de água também pautaram a reunião. Conforme o superintendente regional da Corsan, João Batista Corin, a companhia está em sinal de alerta, mas o racionamento de água é, no momento, descartado. Nos últimos dias, foi realizado o desassoreamento na barragem junto ao Rio Ximbocuzinho, o que melhorou o abastecimento. A Corsan também realizou a ligação dos postos que abastecem o município. Em São Luiz, o sistema de abastecimento é misto, oriundo tanto do rio como de seis poços artesianos.   

A companhia ainda executa a perfuração de mais dois poços. A pedido da Administração Municipal, um dos poços está localizado na Área Industrial II, o que irá viabilizar a instalação de empresas no local, gerando novas vagas de emprego e aumentando a geração de renda. O outro poço será perfurado no Bairro Gruta, na Rua João Goulart, na sequência de onde já existe um reservatório instalado. O novo poço será destinado ao enfrentamento da estiagem e melhorias no abastecimento de água para a população.

 

AÇÕES – A Corsan destaca algumas atitudes simples que podem ser adotadas pela comunidade para evitar o desperdício de água:     

- Tomar banhos curtos, de preferência abrindo a água do chuveiro somente para o enxágue. O mesmo cuidado deve ser observado ao escovar os dentes;

- Evitar lavar as calçadas;

- Não lavar o carro com mangueira;

- Ficar atento a vazamentos em canalizações, torneiras e descargas, se for o caso, conserte-os com urgência;

- Se tiver máquinas de lavar roupa ou louça, utilize na carga máxima;

- Conversar com pessoas de todas as idades sobre esse tema e ajudar a ampliar a consciência sobre o consumo da água.

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Corsan